Programa Corpo Europeu de Solidariedade 2021-2027

Reforço de 166 milhões de euros para o Corpo Europeu de Solidariedade no âmbito do voluntariado jovem em 2025

Comissão Europeia lançou o convite à apresentação de candidaturas ao Corpo Europeu de Solidariedade 2025, que apoia a participação de jovens em atividades de voluntariado em comunidades na UE e além-fronteiras. O orçamento de 166 milhões de euros para 2025 representa um aumento significativo em relação aos anos anteriores, resultado da recuperação de fundos dos anos da pandemia de Covid-19, quando muitas atividades de voluntariado não puderam ser realizadas.

O convite de 2025 apoiará novamente projetos de voluntariado e atividades que promovam a sustentabilidade ambiental, competências digitais e literacia, inclusão e diversidade, cidadania ativa, entre outras prioridades.

Ações dedicadas também continuarão a apoiar pessoas que fogem da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia. Os participantes terão a oportunidade de se envolver em várias atividades de solidariedade inspiradoras, com foco em áreas prioritárias como inclusão social, transição verde e digital, participação democrática e questões relacionadas com a saúde.

Juntamente com o convite, a Comissão divulgou o Relatório do Corpo Europeu de Solidariedade 2021-2023, que destaca o impacto do programa nesses anos e como ele contribuiu para fortalecer a solidariedade globalmente. Entre 2021 e 2023, o programa ofereceu oportunidades a mais de 66.000 jovens para enfrentarem desafios sociais e humanitários. O relatório apresenta histórias inspiradoras de toda a Europa, mostrando como jovens e organizações responderam a desastres climáticos e naturais e apoiaram cidadãos ucranianos a fugir da guerra. Este relatório serve também como um apelo para que mais jovens participem nos esforços de solidariedade.

Qualquer entidade pública ou privadas podem candidatar-se a financiamento para implementar atividades ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade, desde que possuam um Selo de Qualidade que certifique a capacidade de realizar atividades de solidariedade de alta qualidade, alinhadas com os princípios, objetivos e requisitos do programa. As candidaturas podem ser submetidas através das Agências Nacionais do Corpo Europeu de Solidariedade nos Estados-Membros da UE e nos países associados (Islândia, Liechtenstein, República da Macedónia do Norte e Turquia). Para ações geridas centralmente, como equipas de voluntariado em áreas de alta prioridade ou voluntariado em ajuda humanitária, as candidaturas devem ser submetidas através da Agência Executiva Europeia para a Educação e a Cultura.

Lançado em outubro de 2018, o Corpo Europeu de Solidariedade baseia-se em iniciativas de solidariedade anteriores da União Europeia. Este programa cria uma ponte entre jovens e organizações dispostas a contribuir para esforços solidários e a promover mudanças positivas em áreas que lhes são importantes. Através das suas atividades de voluntariado, seja no estrangeiro ou no seu próprio país, os jovens podem contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

Desde 2022, o programa expandiu o seu âmbito para incluir o apoio a atividades de ajuda humanitária em todo o mundo.

Com um orçamento indicativo de 1.009 milhões de euros para o período de 2021-2027, o Corpo Europeu de Solidariedade tem como objetivo permitir que mais de 185.000 jovens participem em ações de solidariedade.

 

Prazos para apresentação das candidaturas à Agência Nacional 2025

Nota: Todos os prazos para apresentação de candidaturas especificados abaixo estão fixados à hora de Bruxelas.

 

SELO DE QUALIDADE | em permanência (ou seja, em qualquer momento)

O Selo de Qualidade é um processo que certifica que uma organização é capaz e está disposta a realizar atividades de solidariedade de elevada qualidade em conformidade com os princípios, os objetivos e as normas de qualidade do Corpo Europeu de Solidariedade. A obtenção de um Selo de Qualidade constitui um pré-requisito para a participação em atividades de voluntariado.

As candidaturas são apresentadas na Agência Nacional do país em que a organização candidata está estabelecida.

As organizações líderes que queiram solicitar subvenções na primeira ronda devem candidatar-se ao Selo de Qualidade até 31 de outubro do ano anterior.

Mais informações sobre o Selo de Qualidade aqui

 

  AÇÃO/ATIVIDADE

     Prazos para apresentação das candidaturas

  • Projetos de Voluntariado
    • Voluntariado Individual
    • Equipas de Voluntariado
  • 20 de fevereiro até às 12:00H     

     ______    

  • Projetos de Solidariedade
  • 20 de fevereiro até às 12:00H     
  • 1 de outubro até às 12:00H     

 

 

 

 

 

 

 


Prazos para apresentação das candidaturas à Agência de Execução, no domínio da juventude e do desporto 2025

  • Equipas de Voluntariado em Áreas de Elevada Prioridade | 11 de fevereiro até às 17h00
  • Voluntariado no âmbito do Corpo Voluntário Europeu Para a Ajuda Humanitária | 24 de abril até às 17h00

 

Guia oficial e documentos de apoio:

eueu.png

Guia oficial do Programa - 2025

Ver mais
ces2.png

Notícia CES no Portal Europeu de Juventude

 

Ver mais
ces-forms.png

Formulários de candidatura

Ver mais
 
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.