Corpo Europeu de Solidariedade: mais de 145 milhões de euros para ajudar os mais necessitados através do voluntariado
A Comissão lançou hoje o convite à apresentação de propostas no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade para 2024. O Corpo Europeu de Solidariedade é um programa da UE para jovens que desejam participar em atividades de solidariedade em várias áreas, desde ajudar pessoas desfavorecidas até contribuir para a saúde e a ação ambiental , em toda a UE e fora dela.
O convite pretende criar mais oportunidades de solidariedade para os jovens, disponibilizando mais de 145 milhões de euros. Financiará o voluntariado, projetos de solidariedade liderados por jovens, equipas de voluntariado em áreas de alta prioridade com foco no socorro a pessoas que fogem de conflitos armados e outras vítimas de desastres naturais ou não naturais, bem como prevenção, promoção e apoio no campo da saúde, e também a próxima edição do Corpo Europeu de Voluntários para a Ajuda Humanitária.
Esta chamada também oferece aos participantes a possibilidade de contribuir para operações de ajuda humanitária em todo o mundo. Com a ajuda do Corpo Europeu de Voluntários para a Ajuda Humanitária, deverá desenvolver-se a solidariedade entre organizações e voluntários dos Estados-Membros, de países terceiros associados ao Programa e de pessoas e comunidades fora da União Europeia. Como resultado, os primeiros voluntários serão colocados em projetos em todo o mundo.
O programa está aberto a pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos para atividades de solidariedade relacionadas com os desafios da sociedade e entre os 18 e os 35 anos para o voluntariado em apoio a atividades de ajuda humanitária internacional.
Os jovens que desejam participar nas atividades do Corpo Europeu de Solidariedade devem registar-se no portal do Corpo Europeu de Solidariedade, onde podem navegar e encontrar organizações que implementam projetos. Os grupos de jovens inscritos no Portal do Corpo Europeu de Solidariedade podem também candidatar-se a financiamento de projetos de solidariedade por eles liderados.
Qualquer entidade pública ou privada pode candidatar-se a financiamento para a realização de atividades no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade com base num selo de qualidade, que atesta a sua capacidade para realizar atividades de solidariedade de elevada qualidade em conformidade com os princípios, objetivos e requisitos do programa. Podem candidatar-se com a ajuda das Agências Nacionais do Corpo Europeu de Solidariedade sediadas em todos os Estados-Membros da UE e países terceiros associados ao programa ou da Agência Executiva Europeia de Educação e Cultura (EACEA) para ações centralizadas. A chamada de propostas lista os diferentes tipos de ações, seus critérios de elegibilidade e seus respectivos prazos de inscrição.
Contexto
O Corpo Europeu de Solidariedade existe como um programa financiado pela UE desde outubro de 2018, com um orçamento operacional de € 375,6 milhões para os anos 2018-2020. Baseou-se em iniciativas anteriores da UE na área da solidariedade, com o objetivo de oferecer uma porta de entrada única para organizações ativas no setor de solidariedade e jovens que desejam contribuir para a sociedade nas áreas que mais importam para eles. Com base no sucesso da iniciativa, o Corpo Europeu de Solidariedade continua e continuará suas atividades no período 2021-2027 e as estenderá para contribuir para a entrega de ajuda humanitária em todo o mundo. O orçamento total do programa do Corpo Europeu de Solidariedade para 2021-2027 é de 1,009 mil milhões de euros. Ao longo dos seus sete anos de vida, este programa da UE permitirá que pelo menos 270.000 jovens participem em ações de solidariedade.
O Corpo Europeu de Solidariedade apoia as prioridades políticas da União Europeia e envolve organizações e jovens em projetos para as abordar através de:
Promover a inclusão e a diversidade e visar proporcionar a todos os jovens igualdade de acesso às oportunidades do Corpo Europeu de Solidariedade;
Apoiar projetos e atividades que visem proteger, conservar e valorizar os habitats naturais e o ambiente, sensibilizar para a sustentabilidade ambiental e permitir mudanças comportamentais;
Contribuir para a transição digital através do apoio a projetos e atividades que visem potenciar as competências digitais, fomentar a literacia digital e desenvolver a compreensão dos riscos e oportunidades da tecnologia digital;
Envolver e capacitar os jovens para serem ativos na sociedade e se tornarem verdadeiros agentes de mudança.
Devido à sua flexibilidade inerente, o Corpo Europeu de Solidariedade mobilizou-se rapidamente para apoiar os ucranianos deslocados, em cooperação com as Agências Nacionais. Em 2022, os candidatos a projetos foram incentivados a incluir atividades ligadas à integração de ucranianos deslocados, à promoção de valores comuns europeus ou à luta contra a desinformação e notícias falsas.
Podes encontrar o Guia do Programa AQUI
Todas as dúvidas podem ser enviadas para [email protected]
Candidaturas à Agência Nacional 2024:
Os prazos para apresentação de candidaturas especificados abaixo terminam às 12h00 (meio-dia), hora de Bruxelas.
Projetos de voluntariado:
Round 1/2024 - 20 de fevereiro;
Projetos de solidariedade:
Round 1/2024 - 20 de fevereiro;
Round 2/2024 - 01 de outubro;
Candidaturas à Agência de Execução, em Bruxelas:
Os prazos para apresentação de candidaturas especificados abaixo terminam às 17h00 (meio-dia), hora de Bruxelas.
Equipas de voluntariado em áreas de elevada prioridade: 08 de fevereiro de 2024.
Voluntariado no âmbito do Corpo para a Ajuda Humanitária: 16 de abril de 2024.
Os projetos de voluntariado oferecem aos jovens oportunidades para participarem em atividades de solidariedade e ajudarem a dar resposta às necessidades identificadas nas comunidades locais. O voluntariado pode ser realizado num país diferente do país de residência do participante (nível transfronteiriço) ou no país de residência do participante (nível nacional). Os jovens podem fazer voluntariado a título individual ou em equipa e as atividades podem durar 12 meses.
O selo de qualidade é um processo que certifica que uma organização está disposta e apta a realizar atividades de solidariedade de elevada qualidade, em conformidade com os princípios, objetivos e normas de qualidade do Corpo Europeu de Solidariedade. A obtenção do selo de qualidade é uma condição prévia para a participação em atividades de voluntariado.
Um projeto de solidariedade é uma atividade de solidariedade não lucrativa iniciada, desenvolvida e realizada pelos próprios jovens durante dois a 12 meses. Os projetos de solidariedade devem abordar os principais desafios no seio das comunidades.
Guia oficial e documentos de apoio: |
Formulários de candidaturaVer mais |