Devido às cheias de grande escala que afetaram vários países da Europa Central, a Comissão Europeia decidiu estender o prazo de submissão de candidaturas aos programas Erasmus+ e Corpo Europeu de Solidariedade.
As condições extremas causadas pelas inundações comprometeram o normal funcionamento destes programas para muitos beneficiários e potenciais candidatos. Reconhecendo as dificuldades enfrentadas pelas pessoas nas regiões afetadas, a Comissão Europeia tomou a decisão de adiar o prazo de candidaturas, dando aos candidatos mais tempo para se organizarem em circunstâncias desafiantes.
O prazo inicialmente previsto para 1 de outubro de 2024 foi estendido por uma semana. O novo prazo para submissão de candidaturas é agora 8 de outubro de 2024 até às 12h00 CET. Esta extensão aplica-se a todas as Ações-Chave incluídas nesta ronda de candidaturas.
A extensão do prazo visa assegurar que todos os candidatos, especialmente aqueles em regiões afetadas pelas cheias, tenham uma oportunidade justa e adequada para participar nos programas de mobilidade e solidariedade.